Luz direta, indireta e difusa: qual a diferença?

9 de dezembro de 2020

A iluminação é uma das protagonistas de um décor bem planejado – disso ninguém tem dúvida! No entanto, existem alguns conceitos importantes na hora de definir em quais modelos apostar no seu projeto. Pensando nisso, hoje vamos esclarecer as principais diferenças entre luz indireta, luz direta e luz difusa, além dar exemplos de quais ambientes elas mais se encaixam, confira:

Luz direta

Como o próprio nome já diz, a iluminação direta é totalmente direcionada. Seu principal uso é na hora de evidenciar algum ponto específico, como obras de arte, painéis ou plantas, ou criar um clima mais intimista, diminuindo as luzes ao redor. Esse tipo de efeito se dá pelo uso de spots direcionáveis, abajures, luminárias ou pendentes.

Pendente LED SAIN (RED: LD5024)

+ INSPIRAÇÃO: LUMINÁRIAS QUE SE ENCAIXAM PERFEITAMENTE NOS ESTILOS DE DÉCOR

Luz indireta

Em contrapartida, as luzes indiretas são ideais para quem deseja iluminar todo o ambiente de forma mais uniforme. Essa suavidade se dá através do reflexo da luz na parede ou no teto, possibilitando uma iluminação mais disseminada. Para isso, geralmente são utilizados arandelas, perfis ou spots embutidos no gesso ou no forro do ambiente, além de balizadores e fitas led. É importante se atentar para a superfície de reflexão, que deve ter uma tonalidade mais clara.

Onde usar

Se engana quem pensa ser preciso escolher entre uma ou outra! As luzes direta e indireta podem se complementar em um mesmo ambiente e criar cenários diferentes para cada momento. Uma sala de estar, por exemplo, pode receber uma iluminação indireta para ocasiões mais casuais e pontos de foco para um clima mais intimista. 

Luz difusa

A luz difusa é, na verdade, uma variação mais suave da luz direta. Esse tipo de iluminação tem como função tornar o facho luminoso mais suave através de um filtro, que pode ser um vidro leitoso ou fosco. Dessa forma, o ambiente ganha mais conforto visual e aconchego.

+ DICAS PARA ACERTAS NA ILUMINAÇÃO DO HOME OFFICE

Ainda ficou em dúvida? Faça o download do nosso catálogo digital e conheça toda nossa linha!


Compartilhe:

Mais postagens

Como integrar luz artificial e luz natural em um projeto

Entender a maneira como a luz se comporta em cada cômodo é um dos principais desafios nos projetos de construção e decoração. Para isso, pensar em integrar a iluminação artificial e natural é uma solução para agregar mais sustentabilidade e economia aos ambientes, além de garantir a funcionalidade e bem-estar dos usuários. Nesse contexto, separamos […]

Continue lendo

4 opções de iluminação para sala de estar

A sala de estar é aquele ambiente de relaxamento e descontração. Quando sozinhos, lá passamos um tempo de qualidade descansando, curtindo a casa, fazendo uma boa leitura… Também é o local ideal para reunir familiares e amigos a fim de apreciar a companhia e criar boas memórias juntos. Para garantir o melhor proveito destes momentos […]

Continue lendo