Descubra qual é a iluminação ideal para cada ambiente da casa

30 de abril de 2021

Cada ambiente da casa possui uma necessidade específica de iluminação para garantir conforto, promover bem-estar e proporcionar a melhor experiência aos moradores. São diversos fatores para levar em consideração ao elaborar o projeto luminotécnico de cada cômodo, entre eles: necessidades dos usuários e questões de saúde, espaço disponível, temperatura e incidência de luz ideais, preferências estéticas… Para te auxiliar a fazer a melhor escolha, preparamos algumas dicas. Confira:

Sala

A sala é um importante local de convívio na casa e, por vezes, desempenha várias funções. Com a alta dos ambientes integrados, é comum que sala de tv, estar e jantar dividam o mesmo espaço. Aqui, é interessante combinar diferentes tipos de iluminação. Uma sugestão é distribuir spots e perfis ou fitas de led pelo projeto, estes garantem que a luz preencha a sala de maneira uniforme. Para complementar o projeto, acrescente pendentes.

Quarto

O quarto precisa ser aconchegante para favorecer o descanso. Por isso, a iluminação secundária é muito importante nesse ambiente, uma vez que a luz suave proporciona as sensações de tranquilidade e relaxamento. As arandelas com lâmpadas em tons quentes são ideais para isso, criam um clima agradável para ler livro ou meditar antes de dormir.

Home Office

Para o home office temos a chamada iluminação de tarefa. O home office precisa contar com focos menores e mais fortes de luz. A iluminação do local precisa favorecer a execução de tarefas, como ler e escrever, além de proporcionar conforto. Abajures de coluna e de mesa são boas opções para essa demanda de luz mais direcionada.

Cozinha

A iluminação com perfis de embutir na cozinha alia estética e funcionalidade. É importante pensar em pontos estratégicos para adicionar os perfis de embutir e, assim, obter o melhor aproveitamento da luz. Por exemplo: nas bancadas, melhoram a visibilidade no manuseio de alimentos, já fixados abaixo dos armários, valorizam o mobiliário. É a aposta perfeita para cozinhas práticas e modernas.

Banheiro

As arandelas deixam o banheiro muito mais charmoso. Este tipo de luminária é fixada na parede e serve como uma luz de apoio para a iluminação do teto, ideal para ser combinada com plafons. Sua luz difusa pode iluminar detalhes do ambiente, sem gerar fortes contrastes e sombras muito marcadas nos objetos.

Gostou das dicas? Aproveite para conhecer nosso catálogo digital e escolha as melhores opções de iluminação para a sua casa.


Compartilhe:

Mais postagens

5 dicas para renovar a iluminação da sua casa

O início do ano costuma motivar pequenas e grandes mudanças. Seja nos hábitos, na rotina ou na casa, esse é o momento ideal para começar uma nova fase. No décor, essas transformações não precisam ser sinônimo de obras e quebra-quebra e, para comprovar essa teoria, reunimos algumas dicas para quem deseja renovar a iluminação do […]

Continue lendo

Como criar um projeto luminotécnico minimalista

O minimalismo está entre os queridinhos da arquitetura e decoração. Com a premissa de que menos é mais, o estilo conquista fãs por unir estética, funcionalidade e praticidade, já que nele predominam espaços com pouca interferência visual. Com um design apurado, o estilo incorpora linhas retas, formas geométricas e uma paleta de cores mais neutra […]

Continue lendo