Iluminação de fachadas: como criar o projeto ideal

Os acabamentos são essenciais em qualquer projeto arquitetônico! Sendo assim, pensar em uma iluminação que valorize os detalhes, preze pelo design e auxilie na segurança do cliente é imprescindível. Aqui na Nordecor existem diversas opções de produtos que podem se encaixar ao estilo e conceito de cada fachada, seja residencial ou comercial.

Para ajudar, reunimos algumas dicas para quem está construindo ou deseja substituir a iluminação de sua fachada. Confira:

Utilize o material correto

Como estão expostos às condições climáticas como chuva, sol e vento, os produtos de iluminação devem ser apropriados para ambientes externos. Dessa forma, o projeto se torna funcional e prático, evitando trocas desnecessárias e frequentes.

Iluminação direta ou indireta

Geralmente, as fachadas requerem uma iluminação mais direta, voltada a pontos específicos. Essa escolha se deve tanto à segurança de iluminar locais estratégicos, quanto ao desejo de criar efeitos e destacar pontos do projeto.

No entanto, a iluminação indireta também é bem-vinda! Um exemplo são as fitas de led, que podem agregar um conceito mais aconchegante e discreto ao espaço.

Escolha o modelo ideal

Os spots embutidos são os grandes queridinhos quando falamos em iluminar o projeto arquitetônico. Seja com efeito downlight, quando iluminamos de baixo pra cima, ou uplight, com a disposição contrária, eles permitem criar cenários e focar em pontos específicos.  

Para quem deseja o mesmo efeito, mas com mais flexibilidade, as luminárias de led exclusivas para fachadas são perfeitas. O produto também conta com luz direcionada, porém, por não ser embutido ao solo, proporciona a possibilidade de variar o foco da iluminação. Outra alternativa é o uso de projetores, que contam com vários spots embutidos e um visual mais retangular, expandindo a área de iluminação.

Luminária led para fachada LAMMES (REF P22103)

Já as arandelas são ideais para quem quer utilizar a iluminação como parte do décor. Com diversas opções de amplitude, elas criam desenhos, afastam sombras e são sinônimos de sofisticação.  Se a fachada for rodeada por jardim, o uso de balizadores é indicado para indicar o caminho.

Projetor Wall Washer BELYS (REF D11262)


Mais postagens

Luz direta, indireta e difusa: qual a diferença?

A iluminação é uma das protagonistas de um décor bem planejado – disso ninguém tem dúvida! No entanto, existem alguns […]

Continue lendo

Como integrar luz artificial e luz natural em um projeto

Entender a maneira como a luz se comporta em cada cômodo é um dos principais desafios nos projetos de construção […]

Continue lendo