Dubai, a Cidade Luz

10 de maio de 2022

por Geovani Capelina

Dubai tornou-se a maior referência mundial em arquitetura moderna na atualidade. Arquitetos, designers, outros profissionais da construção civil e governantes mundiais visitam a cidade para buscar inspirações e conhecer através de uma imersão, este local de obras faraônicas, que encanta e causa suspiros em seus visitantes.

Sou Geovani Capelina, arquiteto e urbanista e estou à frente do escritório que leva meu nome (Geovani Capelina Arquitetura e Interiores, com sede em Gaspar, Santa Catarina), onde atuo com projetos de arquitetura e interiores comercial e residencial, de diversas escalas em todo Brasil e agora também em Dubai (durante a viagem tive o prazer de realizar uma consultoria em um apartamento na marina da cidade, para uma cliente super especial). Também sou colunista especializado em arquitetura, arte, design e tendências na Revista Destaque Decor (uma das maiores referencias em interiores de alto padrão do Brasil) e também faço parte da equipe Nordecor, onde criamos e executamos ações que aproximam a empresa de lojistas e profissionais de todo o Brasil, sempre buscando o que há de melhor no mundo.

Pois bem, minha experiência em Dubai iniciai com um fuso horário bastante modificado, contando sete horas de diferença do Brasil, onde me adaptei rapidamente a cidade por 10 dias e aproveitei ao máximo todo o tempo no país. A viagem de mais de 12 mil km, 14 horas de voo de ida e mais 14 de volta, três exames de PCR (polimerase chain reaction) -todos negativos- serviu para conhecer e explorar as maravilhas da cidade e em especial participar da Expo Dubai. O intuito foi buscar o máximo de conhecimento possível para aplicar em projetos de arquitetura e interiores, que buscam exclusividade e singularidade, em qualquer local do Brasil e do mundo e também gerar conteúdo de alta qualidade.

A rotina da viagem no país, dividia-se entre passeios aos principais pontos turísticos da cidade e produção de conteúdo sobre essa experiência, mas também atender de forma on-line clientes de obras em andamento no Brasil. Acho importante apresentar aqui um pouco mais de realidade, pois apesar de todo o glamour das fotos, a vida real é diferente. No hotel (DoubleTree by Hilton Dubai) eu acordava todos os dias as 6h, me preparava e ia fazer o roteiro de passeios do dia, chegava de volta ao hotel por volta das 23h, me preparava novamente e iniciava minhas publicações através do Instagram, assim eu ia dormir as 3h (uma média de sono de 3 ou 4 horas por dia, que valeram super a pena).

Eram mais de 10km de caminhada por dia, o que me renderam belos calos, dor nos pés, coluna, onde precisei andar de chinelo por toda cidade por dois dias (agora eu sorrio ao lembrar, mas a vontade era de chorar nestes dias). A maioria dos deslocamentos eu fazia através do metrô, que é novo, moderno, lindo, limpo e organizado. Algo que me surpreendeu muito, é que existem vagões especiais e específicos para mulheres e crianças e também vagões gold, para primeira classe (é possível comprar os bilhetes gold, com o valor maior do que o normal). No país existem duas empresas de taxi e Uber Black (as empresas, assim como 99% das empresas no país pertence ao rei).

Desde o início do planejamento da viagem, em novembro de 2021, a ideia era poder compartilhar em tempo quase que real as experiencias vivenciadas lá. Quase 3mil pessoas acompanharam a viagem pelo meu Instagram (@geovanicapelina). Ao total foram mais de 200mil interações com o conteúdo gerado e quase 15gb de fotos e vídeos com conteúdo de alta qualidade.

Além de visitar grandes obras e pontos turísticos muito famosos, tive a oportunidade de conhecer alguns condomínios e residências que estão à venda em Dubai, bem exclusivos, assim pude ver de perto as moradias alto padrão de lá. Durante a viagem pude ter acesso a locais muito seletivos e pude inclusive conhecer o projeto do edifício Cavalli que está em fase de construção e que já é um ícone da arquitetura mundial.

Pude conhecer também lojas de decoração, iluminação, tapeçaria, louças, movelaria, revestimentos e todos os outros elementos que compõe os projetos de interiores e posso garantir que foi uma experiência hipnotizante para mim que sou arquiteto, pois poder ver de perto, tocar e sentir texturas de algumas das marcas mais seletivas do mundo foi uma sensação indescritível. Pude ver de perto os produtos de algumas marcas de alto luxo, que também possuem suas linhas home, como Versace, Dior, Cavalli, e outras que amo.

Dubai é uma cidade linda, mas é incrivelmente ainda mais bela ao anoitecer, quando as luzes se ascendem e um novo show começa. Uma das experiências mais ricas que tive durante a viagem, foi poder ver de perto o espetáculo das águas dançantes, que fica no Dubai Mall (maior shopping do mundo), onde uma sincronia perfeita entre luz e som encantam milhares de espectadores.

Show das águas, Dubai Mall, fonte de imagem Musement.

As ruas, as lojas e a cidade como um todo, ganham vida e movimento com os efeitos de luz que são apresentados. Painéis de Led, luzes com sincronias de cor chamam a atenção das pessoas, de forma elegante e ultra sofisticada, sem agredir a visão das pessoas, e de forma brilhante fazem uma conexão harmônica com todas as obras do entorno.

Luz é uma tendência global de decoração! Explicando melhor esta frase, posso afirmar que cada vez mais a iluminação ganha espaço e importância em projetos de arquitetura e interiores, ou mesmo nas composições paisagísticas das cidades. Focando especificamente em interiores, ambientes com iluminação aconchegante e funcional, são os protagonistas dos projetos luminotécnicos, que primam por oferecer experiências aos usuários, e isso se estende para projetos residências e comerciais. Nunca antes houve tanto zelo por se definir uma iluminação realmente eficiente e sustentável (em pontos estéticos, funcionais, duráveis e até mesmo relacionados a saúde).

Esta viagem a Dubai foi com certeza a maior experiência de turismo a trabalho que vivenciei até hoje, pois foi um suspiro atrás do outro, que criaram memórias que estão quentes e latentes e que com certeza serão referencia para criações projetuais para toda vida. Dubai é gigantesca, e mesmo com aproveitamento máximo do tempo, pude conhecer menos de 50% do que eu gostaria de ter conhecido, assim logo estarei de volta a esse lugar incrível e vou contar mais detalhes dessa nova experiência que vem ai!

Sobre a EXPO DUBAI

A Expo 2020 Dubai é uma Exposição Universal, evento itinerante que ocorre a cada cinco anos, em que a maior atração são os pavilhões dos países participantes. Este ano, o evento está acontecendo desde 1º de outubro de 2021 e vai até 31 de março de 2022, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O evento atrai quase 25 milhões de visitantes de todo o mundo com o intuito de explorar inovações, ideias e avanços científicos e tecnológicos. Empresas privadas, ONGs e instituições governamentais discutem sobre negócios, tecnologia, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e muito mais.

Nesta edição o tema *“Connecting Minds, Creating the Future”* (“Conectando Mentes, Criando o Futuro”), da Expo 2020 Dubai estará organizada em três eixos temáticos: oportunidade, mobilidade e sustentabilidade. É a primeira exposição universal realizada no Oriente Médio, e o evento teve investimento de US$ 7 bilhões. A exposição mostra obras arquitetônicas e inovações tecnológicas de mais de 190 países.

O pavilhão do Brasil na EXPO 2020

A Expo 2020 Dubai marcará uma virada para o Brasil se reposicionar no período da pandemia à retomada dos negócios, onde há a oportunidade de transmitir aos milhões de visitantes que o país é uma referência mundial em desenvolvimento sustentável, investimos em energias renováveis e em novas tecnologias, valorizando a diversidade natural, cultural e étnica. Nesta edição, o pavilhão do Brasil evoca a bacia amazônica no deserto de Dubai, apresentando propostas de melhoria no uso de recursos naturais com experiências incríveis.

Confira abaixo nossa galeria de fotos em Dubai.


Compartilhe:

Mais postagens